Como a inclusão transformou o olhar dos negócios

2 min - 18 nov 2024

No Brasil, a luta pela inclusão de pessoas com deficiência ganhou impulso nos anos 1980, com o surgimento de movimentos organizados que reivindicavam visibilidade e direitos para essa população. Apesar dos avanços, ainda há muitos desafios a serem superados. Em julho de 2023, uma pesquisa do IBGE revelou que o país possui cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência. No mercado de cosméticos e beleza, em especial, essas pessoas frequentemente se sentem excluídas, tanto pela falta de representatividade nas propagandas quanto pela ausência de produtos adequados às suas necessidades.

Consciente dessa realidade, o mercado de beleza tem começado a se transformar, quebrando barreiras para acolher um público historicamente marginalizado. O Grupo Boticário, por exemplo, sempre demonstrou uma postura inclusiva em suas ações. Em 2022, Rony Santos, gerente sênior de ESG do grupo, explicou algumas das práticas adotadas para fortalecer esse compromisso: “Criamos, em parceria com a Ipsos, uma comunidade para conectar nossas marcas e entender a diversidade brasileira, atendendo às necessidades de diferentes grupos com produtos que abrangem tons de pele variados e acessibilidade. Com a participação de mais de 400 pessoas, estamos presentes em várias frentes, como a cocriação de produtos, incluindo acessórios, análise de tendências, avaliação de embalagens e testes de ergonomia”.

 

Foto: Divulgação Redes Sociais

Como resultado desse esforço, o Grupo Boticário lançou a primeira linha de pincéis articulados do Brasil, unindo tecnologia e acessibilidade. Vanessa Machado, diretora de Gifts e Acessórios do grupo, definiu o lançamento como um marco na democratização da beleza: “Mais do que um simples lançamento, a linha de pincéis acessíveis articulados de Make B. é um passo fundamental para tornar a beleza mais inclusiva”.

Os pincéis possuem cabos articulados que permitem ajustar a angulação para facilitar o uso em diferentes áreas do rosto, além de serem quadrados e afunilados para maior firmeza durante a aplicação. Para pessoas com deficiência visual, as bases contam com marcações táteis que facilitam a identificação dos pincéis. O design ergonômico e prático da coleção visa oferecer uma experiência de autoexpressão, permitindo que todos, incluindo aqueles que tradicionalmente foram excluídos, possam se sentir representados e incluídos.

Foto: Redes Sociais

Pensar na inclusão é tomar frente de uma dos de mercado latente, muito vista pelos consumidores hoje: segundo um estudo da Mintel, divulgado na Semana ABIHPEC de Mercado, 82% dos consumidores afirmam que a chance de compra aumenta se a marca apoia a inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, dados do Instituto Locomotiva indicam que 52% dos consumidores brasileiros se sentem ofendidos com anúncios que apresentam apenas modelos dentro do padrão hegemônico de beleza.

Esse lançamento é parte de uma série de iniciativas do Grupo Boticário voltadas à diversidade e inclusão. A linha de pincéis acessíveis articulados da Make B. reforça o pioneirismo do grupo no mercado de beleza, combinando alta performance, inovação e propósito para construir um futuro mais inclusivo. Que o exemplo do Boticário inspire outras marcas a impulsionar a diversidade no setor de cosméticos.

 

Fontes:

Revista Marie Claire, Pincéis acessíveis a pessoas com deficiência: O Boticário é pioneira no Brasil com lançamento, 2024

Help Vox Connect, História e Evolução das Políticas de Inclusão.

ABIHPEC, Diversidade e inclusão estão no radar do mercado de beleza, 2023

Think With Google, Entenda como PCDs buscam produtos e serviços específicos em um mercado que ainda insiste no capacitismo, 2022

GovBR, Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, indica pesquisa divulgada pelo IBGE e MDHC, 2023

Exame, Beleza inclusiva: Grupo Boticário lança ferramentas de acessibilidade, 2024


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